Neste primeiro capítulo sobre estilos irei abordar um que nunca sai de moda, ele é baseado na proporção e composição da arquitetura Grega e Romana, muito marcado por linhas elegantes e ricas, sempre rebuscadas. Com esse spoiler você deve saber de qual estilos vamos falar! Sim… é ele… o estilo que tem como palavra chave requinte e sofisticação, o lindíssimo estilo Clássico.
As lojas que mais fazem uso desse artifício são: lojas de bebê, vestido de festa, noivas, joalheria e lingerie.
Então vamos lá, começando pelos materiais, nobreza é o que não falta, são eles: madeira escura, mármore, tecidos escuros ou bem claros, dependendo do restante.
As cores são bordeaux, azul-marinho, verde-esmeralda, dourados, prateados, cor de ferrugem, branco e rosa-bebê.
O charme desse estilo são os mobiliários cheios de detalhes, estofados de capitonê, pés de mesas e poltronas rebuscadas, cadeira Luiz XV, moldura de parede (boiserie), rodapé e rodateto. O estilo pede espaços mais amplos com pé direitos altos para assim reforçar o conceito de tradição, luxo e imponência.
Vale um destaque especial às peças de design em cristal, porcelanas, prata, latão, candelabros, espelhos, molduras ornamentadas, lustres grandes e detalhes com pedras especiais, arranjos florais, candeeiros de parede e com abajures de seda.
Para trazer harmonia e unidade ao estilo a simetria é quem domina, objetos, traços e texturas muitas vezes são repetitivos.
Todos esses adornos e detalhes devem ser usados com muito cuidado e bom senso, para não carregar o ambiente.
Atualmente para trazer leveza ele é misturado com o contemporâneo, tornando assim, clássico contemporâneo.
Commentaires